segunda-feira, 5 de outubro de 2015

History is for fools


Acordei para a mesma vida para que tinha adormecido. 
Até os meus exércitos sonhados sofreram derrota. 
Até os meus sonhos se sentiram falsos ao serem sonhados. 
Até a vida só desejada me farta - até essa vida... 




Foto: Victor Amatucci


Compreendo a intervalos desconexos; 
Escrevo por lapsos de cansaço;  



A filha do usineiro de Campos
Olha com repugnância
Pra crioula imoral.
No entanto o que faz a indecência da outra
É dengue nos olhos maravilhosos da moça.
E aquele cair de ombros...
Mas ela não sabe...
Tão Brasil!

Ninguém se lembra de política...
Nem dos oito mil quilômetros de costa...
O algodão de Seridó é o melhor do mundo?... Que me
[importa?
Não há malária nem moléstia de Chagas nem ancilós-
[tomos.

Qual Prometeu tu me amarraste um dia
Do deserto na rubra penedia
      — Infinito: galé! ...
Por abutre — me deste o sol candente,
E a terra de Suez — foi a corrente
Que me ligaste ao pé...


Não basta inda de dor, ó Deus terrível?!
É, pois, teu peito eterno, inexaurível
        De vingança e rancor?...
E que é que fiz, Senhor? que torvo crime
Eu cometi jamais que assim me oprime
Teu gládio vingador?!


Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe - todos eles príncipes - na vida...

Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?

Então sou só eu que é vil e errôneo nesta terra? 



Victor Amatucci
(Lisbon Revisited 1926 [F. Pessoa]; Não sei Dançar [Manuel Bandeira]; Vozes D'África [Castro Alves]; Poema em Linha Reta [F. Pessoa] )   

0 comentários:

Postar um comentário

Quem fala o que quer, ouve o que não quer.
Se você tivesse mesmo razão não comentaria de forma anônima.